.......

sábado, 21 de agosto de 2010

Definição ---> COMÉRCIO.

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.
Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coreia do Sul - que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições - e a Índia - que segue uma política mais proteccionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho bastante melhor (se medido por critérios económicos) do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinqüenta anos.
O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio.
O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OBMEP

                                                          

Parabéns aos alunos:

Arthur Caloan
Bruno Santos
Cláudia Suellen

Por terem passado para a segunda fase da OBMEP
Turma: Téc. Comercio 2º ano "Gestão Comercial"            

T

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Resultado I Workshop

Chegamos hoje ao fim do I Workshop EEEP Professor Moreira de Sousa, fio com enorme prazer que participamos, nos dedicamos ao máximo para que este que foi apenas o primeiro Workshop ficasse marcado na nossa convivência pois além de conhecimentos, adquirimos competência e desenvoltura quanto aos trabalhos a serem realizados. A aconteceram as apresentações das empresas fantasmas nas quais seriam divididos em colocações 1º, 2º e 3º lugar dentre todos os trabalhos apresentados se destacaram nessa colocação já mencionada as seguintes "empresas":

  • 1º lugar__________ Mix Picolés, com sua criatividade de produtos inovadores ao mercado no ramo alimentício.

  • 2º lugar__________PB pilhas e baterias, e suas inovações quanto ao carregamento destes produtos tão utilizados por todo o mundo.

  • 3ºlugar__________ Capacimóvel, empresa de serviços, trazendo qualidade para o atendimento comercial.
Todas as empresas oram inovadoras quando o assunto foi empreendedorismo e todas as empresas merecem PARABÉNS!

Projeto Organizado pela turma de Informática I,e as seguintes Professoras: Célia Augusta de Turismo Alene Gabriela de Gestão Comercial " téc. Comercio e Janaina de Informática.

Obrigado pelo Evento e Parabéns pelo empreendedorismo das mesmas criadoras do projeto.

Workshop

O workshop está sendo o maior sucesso no ramo de Empreendedorismo, desenvolvendo aos alunos novas estratégias e planos de ações para o mercado de trabalho, no primeiro dia(11/08/2010) tivemos abertura oficial do projeto no qual contamos com o núcleo Gestor do Moreira de Sousa e a presença da Bleck Coordenadora da CUFA- Cariri na mesa dos convidados.
Ontem (12/08/2010) Quarta-feira contamos com a presença da Marcleide Genrente do Ponto da moda de Juazeiro do norte-CE, Antônio, proprietário da Sistech deixando-nos a pá de como funciona seus sistemas e também 3 representantes do NUGEP(UFC).
As expectativas para hoje(13/08/2010) são enormes, pelo fato de sabermos o resultado das colocações  das empresas fantasmas criadas pelos alunos empreendedores.

Vejamos algumas imagens do workshop 2010 EEEPPMS:

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que é EMPREENDEDORISMO?

Conceito



Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.



O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.



Podemos citar como características do empreendedor:



- Criatividade

- Capacidade de organização e planejamento

- Responsabilidade

- Capacidade de liderança

- Habilidade para trabalhar em equipe

- Gosto pela área em que atua

- Visão de futuro e coragem para assumir riscos

- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio

- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)

- Saber ouvir as pessoas

- Facilidade de comunicação e expressão





O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.



FONTE:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que é Gestão Comercial?

Visando a necessidade dos empreendedores, empresas e instituições, o curso de Técnico em Gestão Comercial foi implantado no Cariri, por conta  do constante desenvolvimento de nossa região.
Nós da EEEPPMS, somos os 29 primeiros técnicos em G.C. de Juazeiro do Norte, mais precisamente Região do Cariri. O nosso curso abrange dezeseis discíplinas e estágios, voltados para a "Gestão", com áreas no RH, Finança,Marketing, Planejamento, Direito, Ética, Estoques, Vendas e Negociações.

domingo, 8 de agosto de 2010

PROJETO


Dia 11/08/2010
(Quarta-feira)
-Palestra sobre Empreendedorismo- Boanerges Lopes Custódio( palestrante)
-Encerramento-Informes.

Dia 12/08/2010
(Quinta-feira)
-Apresentação dos trabalhos desenvolvidos e exposição dos produtos para outros alunos e pessoas convidadas para o evento (Jurados).
-CASE PONTO DA MODA- Marcleide.
-Encerramento-Informes.

Dia 13/08/2010
(Sexta-feira)
-Divulgação do Blog Gestão Comercial
-Divulgação do resultado e premiação 1º, 2º e 3º lugar.
-Encerramento.

Obs: Todo o evento será realizado no auditório da escola.
-Estaremos fazendo a cobertura de todo decorrer do evento e postaremos aqui o que aconteceu!